quinta-feira, 8 de junho de 2017

Dia Mundial dos Oceanos


Os oceanos cobrem 71% da superfície terrestre e são responsáveis por regular o equilíbrio climático do planeta. É neles que cerca de 50% do oxigênio que respiramos é formado. Além de que: as principais teorias sobre a origem da vida apontam que os primeiros organismos vieram dos oceanos. Eles são tão essenciais à Terra que são conhecidos, também, como o PULMÃO DO MUNDO. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1992, foi definido no calendário anual um dia (específico) para falarmos sobre eles. Essa data passou a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008.


O Dia Mundial dos Oceanos é comemorado hoje, 8 de junho, e tem como objetivo fundamental a conscientização sobre a sua importância e a necessidade de proteger esse ambiente. Mas será que toda a sua relevância para o planeta é suficiente para barrar os impactos ambientais causados por nós? Somos os únicos animais que destruímos a Terra e precisamos reverter essa situação. Esses impactos vão muito além da poluição das águas oceânicas, eles passam, igualmente, pela exploração ilegal dos recursos naturais. 



A água que evapora do mar colabora para a formação de chuvas que mantém nossas florestas, plantações e fontes de água. Sem contar que neles temos uma biodiversidade fantástica e que não é inteiramente conhecida.



Pensar no mês de junho vai muito além de lembrar-se das tradições juninas. É pensar no Mês dos Oceanos, da Ecologia, da Semana do Meio Ambiente. É refletir sobre a forma como cuidamos do nosso planeta e das outras vidas que habitam nele.



Respeite o ambiente marinho. Emane essa ideia.
Curta e compartilhe o #emaneufs você também. Leve informação e eleve o seu conhecimento.
UM VIVA AO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS!

Postagens Relacionadas