quarta-feira, 18 de março de 2015

Uso de Jogos didáticos para o ensino e aprendizagem: Invertebrados o jogo

Por: Charlles Myller S. Machado

          Os seres invertebrados estão sempre presentes no cotidiano dos alunos, um exemplo são os parasitas vetores de doenças de importância médica, demonstrando que o ensino deste grupo é extremamente importante na escola, mas além de ser extenso e denso é complexo e isso dificulta a absorção do conteúdo pelos alunos apenas por aulas expositivas. Esse método acaba sendo ineficiente quando se diz respeito à contextualização do assunto.
     
      Como forma de complemento para tais entendimentos, jogos didáticos são criados a fim de facilitar e elucidar o conteúdo, de forma que o mesmo se torne mais acessível do ponto de vista intelectual, despertando o interesse, aumentando o relacionamento professor-aluno e auxiliando na compreensão do conteúdo, que nesse caso é o grupo dos Invertebrados. E você pode me perguntar: E o que é um jogo didático? Respondo-te agora, jogos didáticos são  atividades livres lúdicas, capazes de prender a atenção do participante ao tema, trazendo benefícios como fixação de conceitos, estratégias de resolução, trabalho em equipe e dentre vários outros.

     Observando esses benefícios, os pesquisadores do Centro Universitário do Norte (UNINORTE) fizeram um trabalho com alunos do terceiro ano do Ensino Médio em 2014, visando avaliar seu aprendizado sobre o conteúdo Invertebrado através de uma atividade lúdica, querendo demonstrar através do jogo, novos métodos de aprendizagem. Eles elaboraram 40 cartas para o jogo contendo a morfologia, fisiologia, características dos filos e outras curiosidades dos invertebrados, sendo utilizados  8 principais filos de Invertebrados: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Anelídeos, Artrópodes, Moluscos, Equinodermos e Cordados. 
Figura 1.



Figura 1: Cartas do Jogo Invertebrado utilizadas pelos pesquisadores (Fonte: ROCHA & CASTRO, 2014)

     Seus resultados encontrados foram os esperados, os alunos demonstraram uma boa absorção do assunto e isso foi verificado através de perguntas feitas depois do jogo didático, que continham mais respostas certas do que perguntas que foram efetuadas antes da execução do jogo. Além disso, os próprios alunos expuseram que o jogo os ajudou a revisarem o assunto e até aprenderam conceitos novos. O dinamismo do jogo ainda estimulou o raciocínio mais rápido dos alunos e a formação de relações entre diferentes grupos estudados.

     Esse trabalho mostra que o jogo didático não serve como forma substitutiva das aulas expositivas, mas sim, como maneira de complementar o conteúdo e facilitar o entendimento do mesmo. Como dito pelo autor: “Aprender brincando não é a única forma de aprendizado, talvez nem seja a mais eficiente, mas pode ser uma das mais prazerosas tanto para o educando quanto para o educador”.

Referência: ROCHA. H, E., CASTRO. M, C, M. Invertebrados o jogo: Um importante recurso didático para o Ensino e Aprendizagem do Reino Animal. Secam. Manaus-AM, 2014.  Para o download clique aqui.


Postagens Relacionadas