sexta-feira, 23 de maio de 2014

Projetos de Educação Ambiental da Vida Marinha



Projetos de educação ambiental são conjuntos de ações que visam preservar recursos da natureza ou seres vivos, que geralmente se encontram em perigo, devido, principalmente, à atividade humana. Ao longo dos anos, ganharam um foco mais relacionado ao ambiente marinho. Tais projetos conseguiram tanto renome pelas suas atividades tão bem executadas que são conhecidos mundialmente. O Projeto Tamar, Instituto Baleia Franca, Projeto Albatroz e o Projeto Coral Vivo são alguns exemplos no Brasil. 
Criado em 1980, o Projeto Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar) busca preservar cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorre no litoral brasileiro. Além de atividades para conservação destes quelônios, o Tamar também desenvolve atividades de educação ambiental. Atualmente funcionam 19 bases de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas no Brasil, além de 11 centros de visitantes, distribuídos nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. 


O Instituto Baleia Jubarte visa estudar e conservar estes grandes mamíferos aquáticos presentes, além de outros, no Arquipélago de Abrolhos, no extremo sul da Bahia, local utilizado para reprodução da espécie no período de Julho a Novembro. As atividades só se iniciaram quando a caça à baleia foi proibida no país. Duas são as bases do instituto, uma na Praia do Forte, em Salvador, e outra em Caravelas, com Abrolhos 
no sul da Bahia. 


O Projeto Albatroz visa a intervenção nas atividades de captura não intencional que ocorre com estas aves marinhas, além de outras como petréis. As atividades desenvolvidas buscam proteger essas aves, além de sensibilizar a sociedade através da sua importância no ambiente marinho e trabalhos conjuntos com moradores para evitar captura destes animais em redes. Além da base em Santos – SP, o projeto conta com mais três sedes, distribuídas em Itajaí – SC, Itaipava – ES e Rio Grande – RS. 


Criado em 2003, o Projeto Coral Vivo tem por finalidade pesquisar, ensinar e sensibilizar a sociedade sobre os recifes presentes na costa brasileira. O projeto em poucos anos de desenvolvimento já analisou corais que são endêmicos do país. Nos dias de hoje, conta com duas bases instaladas em Arraial D’Ajuda, na Bahia, e outra, em Búzios, no Rio de Janeiro. 


O desenvolvimento de projetos de educação ambiental com foco no ambiente marinho, como os citados acima, vem crescendo e cumprindo a função de conservação de ecossistemas costeiros e marinhos. Contudo ainda há necessidade de maior divulgação de atividades educação e conservação, pois esses ambientes abrigam grande diversidade de seres vivos, porém muitos deles ainda são desconhecidos por nós 
humanos. 
Saiba mais sobre os projetos:
http://www.tamar.org.br/
http://www.baleiajubarte.org.br/
http://www.projetoalbatroz.org.br/
http://coralvivo.org.br/


Postagens Relacionadas