A Universidade é a instituição que gerencia a formação de profissionais capacitados para agir dentro da sociedade, já que é para ela todo o produto que é gerado pela educação. Os meios básicos para a formação de recursos humanos capazes de agir na comunidade se referem aos três pilares básicos do meio acadêmico, o ensino, a pesquisa e a extensão. A busca pelo conhecimento cabe à pesquisa, e seu debate cabe ao ensino. E onde está a extensão?
Os saberes construídos com a pesquisa e o ensino precisam ser inseridos na sociedade, mas sem a complexidade apresentada pela linguagem técnica. Uma linguagem simples de fácil acesso é fundamental para este caminho. Além disso, os conhecimentos acadêmicos devem ter grande relação com problemas e necessidades sociais, já que, no caso da Universidade pública, é a população que financia a maior parte do seu funcionamento e desenvolvimento.
Logo, projetos de extensão são atividades acadêmicas que visam fazer uso de conhecimentos produzidos no ambiente da universidade para a sociedade, promovendo interações com situações cotidianas referentes à diversos saberes, à capacitação de pessoas que interajam com situações em sua rua, seu bairro e sua cidade, e ao melhoramento da linguagem, não só de quem aplica o projeto, mas também seu público-alvo.
Os saberes construídos com a pesquisa e o ensino precisam ser inseridos na sociedade, mas sem a complexidade apresentada pela linguagem técnica. Uma linguagem simples de fácil acesso é fundamental para este caminho. Além disso, os conhecimentos acadêmicos devem ter grande relação com problemas e necessidades sociais, já que, no caso da Universidade pública, é a população que financia a maior parte do seu funcionamento e desenvolvimento.
Logo, projetos de extensão são atividades acadêmicas que visam fazer uso de conhecimentos produzidos no ambiente da universidade para a sociedade, promovendo interações com situações cotidianas referentes à diversos saberes, à capacitação de pessoas que interajam com situações em sua rua, seu bairro e sua cidade, e ao melhoramento da linguagem, não só de quem aplica o projeto, mas também seu público-alvo.
Devido
a essa necessidade de interligar a sociedade com o que é produzido
na universidade que surgiu a extensão, no final da década de 60 do
século passado. Assim, educação, saúde, meio ambiente, direitos
humanos e justiça, comunicação, cultura, trabalho e tecnologia e
produção foram ganhando cada vez mais informações com anos de
estudo sobre essas áreas que só trouxeram melhorias para a
comunidade.
Para a Universidade levar os conhecimentos científicos para a sociedade são elaborados os chamados projetos de extensão, uma atividade contínua que possui um objetivo bem claro determinado pela área de atuação das atividades e tem como base uma das áreas do conhecimento citadas acima. Tal projeto apresenta um tempo determinado para ser realizado em contato com um público-alvo. Esse contato serve como um estímulo ao público que tende a modificar a realidade social, através de uma nova perspectiva, e como cidadão consciente, o que pode fazer para melhorar seu dia a dia.
O projeto EMANE - Ecologia Marinha na Escola - tem como objetivo fortalecer os conhecimentos sobre Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental, com a introdução de noções básicas de Ecologia Marinha por meio de atividades lúdicas e artísticas aplicadas por discentes de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Para a Universidade levar os conhecimentos científicos para a sociedade são elaborados os chamados projetos de extensão, uma atividade contínua que possui um objetivo bem claro determinado pela área de atuação das atividades e tem como base uma das áreas do conhecimento citadas acima. Tal projeto apresenta um tempo determinado para ser realizado em contato com um público-alvo. Esse contato serve como um estímulo ao público que tende a modificar a realidade social, através de uma nova perspectiva, e como cidadão consciente, o que pode fazer para melhorar seu dia a dia.
O projeto EMANE - Ecologia Marinha na Escola - tem como objetivo fortalecer os conhecimentos sobre Educação Ambiental de alunos do Ensino Fundamental, com a introdução de noções básicas de Ecologia Marinha por meio de atividades lúdicas e artísticas aplicadas por discentes de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Referências bibliográficas
Referência de imagem